segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Review - Wario Land: Shake It!

Imperdível




"Wario Land: Shake It!" é uma vitória para aqueles jogadores que sentem falta dos velhos tempos, de aventuras 2D em plataforma, como em muitos clássicos do NES e do Super NES. O anti-herói da Nintendo chega arrasando, com um jogo com direito a animações feitas à mão, com um clima descontraído e uma mecânica impecável, que consegue o milagre de agradar tanto o público casual quanto o chamado "hardcore".

Shake Dimension

Trailer da E3 2008
O esquisito primo do Mario tem uma nova missão. Desta vez ele é recrutado pela Capitã Maple Syrup para ajudar os Merfles e sua princesa, habitantes de um lugar apelidado de Shake Dimension, a se livrarem das garras do temível pirata Shake King. Como recompensa, lhe é prometido ao protagonista o grande troféu do vilão, um grande saco que possui um estoque inesgotável de moedas.

E assim começa a aventura do jogo, em um estilo clássico e bem simples. Utilizando o Wii Remote na horizontal, como um antigo controle de NES, você utiliza o direcional em forma de cruz para se movimentar e outros dois botões para saltar e dar ombradas. O sensor de movimentos do controle é utilizado para que Wario chacoalhe bolsas para extrair moedas ou até mesmo para arrebentar blocos de pedra ou atacar inimigos.

É um esquema bastante tradicional, você passa por fases curtas, esquivando-se de obstáculos e saltando sobre inimigos, sem esquecer de colecionar uma infinidade de itens, para salvar um merfle no final. Aí as coisas mudam um pouco, pois é ativada uma contagem regressiva e você deve percorrer o caminho de volta antes que o tempo se esgote, aproveitando novas passagens para colecionar mais bugigangas.

É uma campanha principal razoavelmente curta, mas que ganha mais substância por meio de objetivos secundários. O jogo quase sempre pede que você termine a fase em um tempo específico, ou mesmo colete um alto número de moedas, algo que nem sempre poderá ser feito de primeira. Então, para a alegria dos completistas, é possível percorrer pelos mapas e tentar cumprir tudo quantas vezes forem necessárias.

O design do mapas também é bastante convidativo. Embora simples, há algumas partes criadas para deixar os jogadores parados, pensando em como chegar ali. Para quebrar o gelo, há os obrigatórios estágios com chefes, além de fases submarinas, que funcionam como um jogo de tiro, quebrando um pouco do ritmo da aventura.

Como um desenho animado

Wario na corda bamba
Além da ótima mecânica e do design de níveis bastante inspirado, a apresentação de "Wario Land: Shake It!" também é de grande qualidade. Wario e todos os outros personagens são animados de forma belíssima, em cenários coloridos e com identidade bem definida. Há também cenas em animação, criadas pelo conceituado estúdio japonês Production IG, que dão ao jogo um status de grande produção, tamanho o capricho e cuidado empregados. O único porém é o suporte a telas widescreen, que é um tanto fajuto. Como em jogos antigos lançados para a Xbox Live, por exemplo, a tela principal da ação é na proporção 4:3 e o restante é preenchido por uma moldura, que serve apenas para exibir alguns medidores. Pelo menos o suporte a scan progressivo ajuda a manter o visual melhor definido e vibrante.

CONSIDERAÇÕES


"Wario Land: Shake It!" é um dos melhores lançamentos do ano para o Wii. É a grande volta por cima da clássica mecânica de plataforma que fez o nome da Nintendo nas eras de 8 e 16 bits, com uma apresentação impecável. Wario nunca esteve tão bem nas telas, com direito a animação feita à mão e um design de fases inspirado. É um jogo obrigatório para donos de Wii de todas as idades e estilos que curtam uma boa e direta aventura.

Créditos: Uol

0 comentários: