Em entrevista ao site Venture Beat, Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, falou sobre o DSi, MotionPlus, a qualidade dos produtos da Nintendo, e mais.
A Nintendo ainda não anunciou o tamanho da memória flash do DSi porque várias coisas devem ser levadas em consideração nesta escolha e ser balanceadas, como preço, performance e confiabilidade.
A qualidade dos produtos é levada extremamente a sério. Antes de lançar seus produtos, são realizados intensos testes de qualidade pela Nintendo, já que ela tem baixa tolerância a defeitos. Nenhum produto é lançado sem parecer perfeito, ou pelo menos o mais próximo possível da perfeição. É assim que os produtos da Nintendo conseguem não possuir os mesmos problemas que ocorreram no console da Microsoft.
Os riscos que a Nintendo corre são relativos a ir além das expectativas dos consumidores, por exemplo na revelação do Wii remote, ou na revelação que o DS possuiria duas telas, com uma delas sensível a toque.
Sobre o lançamento do DSi nas Américas, a Nintendo deseja satisfazer a alta demanda pelo DS Lite antes. O lado bom disso para o consumidor é que quando ele for lançado aqui, já existirá mais softwares otimizados para ele.
Durante o desenvolvimento do Wii, a tecnologia utilizada no MotionPlus (criada pela Invensense) já era conhecida. Porém, seu custo era demasiadamente alto para o modelo de negócio e sua utilização era inaceitável. A espera de três anos fez com que o preço baixasse o suficiente para se tornar um produto viável.
Os jogadores hardcores (chamados por Reggie de entusiastas) são insaciáveis. Em março e abril foram lançados Super Smash Bros. Brawl, Mario Kart Wii e Wii Fit, e em julho na E3 este jogadores se perguntavam "onde estão os jogos?". Eles diziam que queriam um novo jogo do Mario, sendo que Super Mario Galaxy não possui nem um ano de vida. Reggie acredita que na conferência de quinta feira passada a Nintendo conseguiu mostrar jogos que podem agradar dos mais casuais aos mais hardcores, mas mesmo isso não parece suficiente.
O DSi pretende competir não somente no mercado de video games, mas sim no mercado de entretenimento de uma forma geral. Portanto, ele também irá competir com a Apple. O formato de música AAC foi escolhido sobre o MP3, que é o formato padrão dos produtos da Apple, para que fosse possível controlar a velocidade da reprodução.
Reggie acredita que a apresentação na E3 de Wii Music não fez justiça ao jogo. Ao mostrar apenas uma parte que parecia fácil demais, os jogadores tiveram a impressão que o jogo é demasiadamente simples. Para consertar isso, a Nintendo está mostrando os diversos instrumentos e tons, e quão desafiador será fazer música que soe bem.
A Microsoft abaixou o preço do Xbox 360 para se ajeitar ao valor percebido pelo consumidor. Já as altas vendas do Wii e do DS mostram que o valor deles para o consumidor continua alto, então um corte de preço no momento é desnecessário.
Sobre os rumores de que o próximo Wii será lançado em 2011, Reggie afirma que não passam de especulações e que se sente desapontado por vários sites apontarem isso como se fosse verdade.
A Nintendo sempre tentou atrair os não-jogadores, mas foi nesta geração que a união entre os software, a interface e o preço conseguiu este feito. O sucesso do DS é o que permitiu a Nintendo de investir no Wii da forma como ela fez. A evidência de que sua estratégia está funcionando é que muitos dos consumidores nunca tinham jogado video games antes.
Reggie considera que um desafio é fazer o DS se tornar tão popular nas Américas quanto é no Japão.
Ao contrário das empresas first-party da Microsoft, que estão sendo fechadas, as first-party da Nintendo estão muito bem. O número de trabalhadores aumentou e há diversos projetos em andamento. Os times de desenvolvimento de Mario e Zelda estão trabalhando firme, e Pikmin será lançado em breve.
Jogos como GTA para o DS e MadWorld para o Wii confirmam a estratégia da Nintendo de possuir jogos para todos os tipos de jogadores, inclusive adultos que querem jogos mais violentos. Há uma preocupação maior com estes tipos de jogos nas plataformas Nintendo por causa da crença que há mais crianças jogando nelas do que as plataformas da concorrência, mas a Nintendo também vai focar em jogos adultos, e Reggie lembra que o Wii possui um controle parental.
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Reggie Fils-Aime fala sobre qualidade dos produtos da Nintendo, falta de suporte a MP3 no DSi, e muito mais
Assinar:
Postar comentários (Atom)




0 comentários:
Postar um comentário