domingo, 29 de março de 2009

Nintendo: jogadores hardcore são insaciáveis

Em entrevista, Denise Kaigler, da Nintendo, falou um pouco da relação que a empresa mantém com os jogadores hardcore. Segundo ela a Nintendo sempre ouviu e se importou com os seus fãs, e que apesar da empresa ter expandido seu público, os hardcore nunca saíram do foco. A nova capacidade do Wii de rodar jogos de WiiWare e Virtual Console diretamente de cartões SD, assim como a possibilidade de fazer download diretamente para o cartão e o suporte a SDHC, são provas de que a vontade de seus jogadores é ouvida. A vinda do Club Nintendo para os Estados Unidos também ocorreu por causa dos pedidos dos fãs.

Kaigler diz que a Nintendo não gosta de rotular seus jogos em casual e hardcore e fala que mesmo jogos considerados casuais, como Wii Fit, possuem apelo para o público mais exigente. O próprio entrevistador do site Joystiq, que se considera um hardcore, possui um Wii Fit.

Ao ser perguntada sobre quais jogos considerados hardcore serão lançados para o Wii, Kaigler citou jogos como MadWorld, The Conduit. O entrevistador reclamou então que estes jogos são de third-parties. Ela então citou Punch-Out, mas o entrevistador reclamou que este jogo não é original. Com isso Kaigler falou que não dá para vencer, que os jogadores pedem para a Nintendo que reviva velhos clássicos, mas ao fazer isso os jogadores pedem franquias novas. Os jogadores hardcore são insaciáveis, mas isso dá energia para a Nintendo, que se sente desafiada e está na posição atual graças a estes desafios.

Sobre o lançamento do DSi no Japão ter ocorrido antes dos Estados Unidos, Kaigler reafirmou que essa decisão aconteceu porque nos Estados Unidos ainda há bastante espaço para o DS Lite, já que cerca de 9% das residências possuem um DS, enquanto que no Japão este número sobe para 20%.

Confira a entrevista integralmente (em inglês) clicando aqui.

0 comentários: